MIGUEL MANUEL ZOLA [poeta franco/angolano]

Miguel Manuel Zola

Miguel Manuel Zola

Quando não exerce a sua atividade de pintor…Dedica-se de corpo e alma a sua paixão «poesia»…. Tem duas obras publicadas: Mon «Dernier Souhait’ editions Jets D’encre» … [aborda as calamidades que atingem o continente africano… sida, guerra, fome,etc….] lançada em 2008 e «Luyi a princesa eterna», em versão bilingue francês/português [homenageia a mulher e o seu amor pelo continente africano num ritmo melodioso] lançada em 2011 e no fim do ano vai publicar o seu 3 livro em versão bilingue francês/português «lágrimas cor de rosa» que será uma mistura de poesia e fotografia…
Gentilmente concedeu uma entrevista ao «Mwelo Kyeto»
MK – Comecemos, Zola, com a pergunta da praxe: como foi e quando começou a escrever poesia? 

MMZ – Comecei por escrever citações de amor [os famosos versos] como a maioria dos jovens angolanos da minha época, e depois de alguns anos não eram só mais citações comecei a escrever poemas.

MK – Quais as influências da infância e adolescência que determinaram para a sua opção pela poesia e não outra arte? E porque?
MMZ – O que influenciou este amor pela poesia foram os manuais escolares [livros de leitura] e na minha adolescência por um programa da rádio eclésia [apresentado pela Aida Madalena, que a sua alma descanse junto do Senhor] onde os ouvintes ligavam para declamar os seus textos. Ligava regularmente e era um motivo de alegria para mim, puder partilhar a minha poesia com milhões de ouvintes…
MK – É angolano e vive em França, como tem sido a receptividade do seu trabalho?
MMZ – A minha obra foi bem acolhida em França e não esperava tanto num país de grandes poetas….
MK – Sabemos que em função da sua estadia em França, é poeta bilingue, como tem sido esse exercício?
MMZ – O facto de ser um poeta bilingue é uma riqueza cultural que tem sido muito bem encarada pelo público francês…Tenho participado em vários eventos. Feiras de livros [em alguns fui premiado], encontros literários, encontros com estudantes [liceu e universidades] no liceu Toulouse lautrec os estudantes têm trabalhado sobre a minha poesia e ano passado participei num grande festival «Rio Loco» em Toulouse cujo tema foi «Lusofonia» e contou com mais 200 artistas lusófonos….
MK – Fale-nos do seu trabalho poético em França, quantas obras tem no mercado, faz parte de alguma associação ou grupo? Onde têm sido os vossos encontros?
MMZ – Tenho no mercado duas obras [Mon Dernier Souhait e Luyi la princesse eternelle [em versão bilingue francês/português] e o terceiro já esta na fase final, « Lágrimas cor-de-Rosa» [em versão bilingue] que será uma mistura de poesia e fotografias…de Toulouse e de África….

MK – Para quando o lançamento do seu trabalho em Angola?

MMZ – O meu desejo é apresentar a minha obra no nosso país mais por razões financeiras [viagem, o transporte dos livros, um local para apresentação] me impedem de realizar este sonho…

MK – Na sua opinião quais as dificuldades para publicar um livro?
MMZ – É muito difícil publicar um livro quando ninguém te conhece, requer muita paciência…Eu digo modestamente que tive muita sorte…
MK – Qual a sua relação com a internet? Ela tem contribuído para a difusão da sua poesia? Em que sentido?
MMZ – A internet me ajuda a divulgar a minha obra nos 4 cantos do mundo… As redes sociais [facebook, twitter] contribuem bastante na difusão da minha poesia…

MK – Para além de escrever poesia, tem uma outra paixão? Tem um outro trabalho? É possível viver-se da arte?

MMZ – Além da poesia tenho uma outra paixão que e a música e a fotografia… Atualmente não vivo da minha arte… Mas sim é possível viver da sua arte… Além de ser poeta sou pintor….
MK – Quais os projetos que Zola Miguel Manuel pretende realizar? Qual é o desejo da sua alma.
MMZ – Apresentar a minha obra em Angola finalizar o meu próximo livro « Lágrimas cor de rosa»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: