Mercado cinematográfico angolano requer maior aposta e incentivos

O desenvolvimento e afirmação do mercado cinematográfico angolano passa por mais apoios, investimentos e incentivos aos criadores, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda, o realizador Henrique Narciso “Dito”.

Em declarações à Angop, Henrique Narciso “Dito” afirmou que só com investimentos e incentivos, o mercado de produção cinematográfico nacional poderá dar um salto qualitativo e quantitativo, com o intuito de aproximar-se ao que é feito em outras paragens, sobre a sétima arte.

“Já mostrámos que temos potencialidades, matéria-prima e muita força de vontade, sendo  apenas necessário, por parte das autoridades, alguns apoios, investimentos e incentivos para  se levar a bom porto as iniciativas que temos em carteira”, reforçou.

O realizador, que se manifesta satisfeito com a qualidade do produto que tem colocado no  mercado, reforça que, com apoios, se poderão produzir grandes obras.

“A nossa satisfação reside no fato de, sempre que colocamos no mercado um filme, registamos uma correria dos angolanos as salas de cinema para ver ao vivo a exibição, em estreia, da película”, disse.

Henriques Deves Narciso “Dito” é profissional da Televisão Pública de Angola desde 1994, onde começou como operador de câmara aos 16 anos de idade. Foi realizador do programa Conversas no Quintal, e diretor de montagem do programa Vozes do Semba.

Dito participou nas gravações de quase todas as novelas e mini-séries de produção nacional  produzidas pela TPA, a partir da década de 90. O realizador beneficiou, em 2005, de uma formação na área de realização em França, por ter vencido o concurso do filme de um minuto, realizado pela Alliance Française.

Entusiasmado com a formação, Dito decidiu produzir o seu primeiro filme de Acão,“Assalto em Luanda”, gravado entre 2005 e 2007. O filme foi estreado em Julho de 2007  no Cine Atlântico, que registou casa cheia na primeira noite de exibição, considerada uma das primeiras películas angolanos de Acão no momento.

No currículo tem ainda “Assaltos em Luanda II”, 2008, “A Guerra do Kuduro”, 2009, “O Emigrante”, 2010, e “O Destinado”, 2011, este último disponível em formato DVD.

Fonte: Angop

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: