Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, debatido na «Casa Fernando Pessoa» em Lisboa

CIMG6369

A «casa Fernando Pessoa» realizou ontem, 31 de outubro um encontro com escritores da CPLP. Intitulado «Conversas Cruzadas» o evento contou com a presença dos escritores David Machado (Portugal), Delmar Maia Gonçalves (Moçambique), Dina Salústio (Cabo Verde), Emílio Lima (Guiné Bissau), Goretti Pina (S. Tomé e Príncipe), João Maimona (Angola), Jorge Viegas (Moçambique), José Luís Mendonça (Angola),  Leonor Xavier (Portugal), Luís Costa (Timor Leste), Paulo Pires (Timor Leste), e Waldir Araújo (Guiné Bissau), e teve como moderador o jornalista Carlos Vasconcelos.

Enquadrado na 2ª Conferência Internacional sobre o «Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial», o encontro foi um espaço aberto onde os escritores puderam falar dos seus percursos literários, da aceitação e da divulgação das suas obras, não só em Portugal como também nos seus países.

Delmar Maia Gonçalves de Moçambique Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) destacou o desempenho do (CEMD), que tem vindo a trabalhar na divulgação da literatura e de autores moçambicanos na diáspora. Falou ainda das dificuldades em editar livros em Moçambique e da necessidade de se promover mais os escritores moçambicanos em todo território nacional, descentralizando os serviços ou seja dinamizar os serviços editorias (lançamento de livros, promoção de autores) nas províncias.

Por: Domingas Monte

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: