Obra Infanto-Juvenil sobre costumes angolanos será apresentada esta sexta-feira em Luanda.

IMG_2113

“O Gelado de Múkua da Mamita” é o título do livro da es

critora Domingas Monte, que foi ilustrado por Manuela Rocha, será apresentado esta sexta-feira 14 de Novembro, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (ex. ISCED) da Universidade Agostinho Neto, ás 16h00.

O livro que será apresentado pela escritora Isabel Ferreira, retrata a história de uma menina traquina (Mamita) que um dia foi para a lavra sem que os pais soubessem e perdeu-se no meio do mato. Encontrou um imbondeiro mágico seio de múkuas suculentas.

“Há um imbondeiro que nasceu desta estória e dela nasceram ainda: a aldeia de Toto, com os seus lugares sagrados, onde moram crianças de sorriso doce, como a múkua que a pequena Mamita colhe do abraço do imbondeiro, tradições, esperança e futuro a perder de vista…”

Biografia

Domingas Monte nasceu em Angola, em 1982, no Uíge. Foi nessa bonita província que iniciou os seus estudos primários, que acabou por terminar em Luanda onde fez, ainda, o secundário, o Puniv completo e se licenciou em Línguas e Literaturas Africanas, pela Universidade Agostinho Neto.

Obteve o grau de Mestre em Estudos Literários Culturais e Interartes (Faculdade de Letras de Universidade do Porto) com a tese: Tradições Nacionais e Identidades: Recolha e Estudo de Canções Festivas e de óbito Kongo e Ovimbundu.

Em termos profissionais, o seu percurso e currículo demonstram bem a pessoa batalhadora e dinâmica que foi desde muito jovem.

Começou por ser professora do ensino primário, depois do ensino médio e, atualmente, do ensino universitário, na Universidade Agostinho Neto, no Departamento de Línguas e Literaturas Angolanas.

Também desempenhou as funções de secretária, jornalista da Rádio LAC, locutora, entre outras.

Sempre orgulhosa divulgadora das suas raízes, já em Portugal, criou um interessante Blogue, Mwelo Weto, do qual é, também, administradora. Este é dedicado ao espaço africano, em geral; no entanto, pelo conhecimento pessoal que tem do seu país, particulariza o lado angolano, a sua língua, cultura, literatura e tradições. O número de visitantes do blogue têm vindo a aumentar exponencialmente e já é conhecido em todos os continentes.

Como hobbys, além da leitura e escrita, Domingas Monte tem a fotografia e a guitarra.

By Equipa Mwelo Weto.

3 comments on “Obra Infanto-Juvenil sobre costumes angolanos será apresentada esta sexta-feira em Luanda.

  1. Hulcinia Cardoso
    12 de Novembro de 2014 at 14:24 #

    OS MEUS SINCEROS PARABÉNS. Enquanto contadora de historias (preferencialmente de contos africanos, minhas raízes, minha cultura), gostaria de saber quando o livro estará à venda em Portugal? Muito sucesso

  2. Domingas Monte
    16 de Novembro de 2014 at 14:47 #

    Muito obrigada pelo seu trabalho e interesse. Cara Hulcina Cardoso, podes encomendar o livro pelo seguinte e-mail: dmonte2010@hotmail.com

    • Hulcinia Cardoso
      17 de Novembro de 2014 at 10:39 #

      Obrigada, fico a aguardar alguns esclarecimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: