O AZAR DO SOBA BARATA

A barata é um insecto que levava uma vida tranquila e sadia, de formas que nunca conheceu o que era problema ou sofrimento no seu dia a dia, e quando ouvisse que os outros animais passavam por situações difíceis como fome, doença ou morte fazia zombarias deles.

Certo dia, o soba barata foi ao encontro do grande soba da aldeia para procurar saber como é sofrer e conhecer como é que se manifestava.

O grande soba da aldeia, pensou para si e disse-lhe que fosse reunir a família toda, e traze-la para embala (local de reunião), para melhor testemunharem o que era um problema ou sofrimento e dissipar as dúvidas de uma vez por todas.

Enquanto a barata ia ao encontro do seu povo, o grande soba da aldeia chamou os homens e ordenou-lhes que preparassem as galinhas todas. Como o soba tem poderes e manda na aldeia, os homens cumpriram com a ordem do seu chefe ou autoridade tradicional.

No dia combinado, o soba barata pôs-se em frente do seu emaranhado de baratas a caminho da embala. As baratas todas satisfeitas pela ideia do soba deles, caminhavam sem paragens.

Postas na embala, foram recebidas e colocadas num campo aberto onde pudessem observar e ouvir o esclarecimento do grande soba da aldeia. No fundo era um local cercado pelas capoeiras cheias de aves famintas.

O soba, de imediato mandou abrir as capoeiras e galos, galinhas, frangos e pintainhos caíram por cima das baratas degolando-as completamente. Daí, o declarado azar do soba barata, donde até hoje a barata não pode dar de vistas com a  galinha e a galinha por sua vez também, quando encontra uma barata é motivo de recordação daquela festa oferecida pelo grande soba da aldeia.

Equipa Mwelo Weto. Recolha da tradição oral angolana. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: