O SAPO E O COELHO

Era tempo de fome. O sapo e o Coelho eram amigos e um dia, para não morrerem à fome, combinaram comer as suas mães. Começaram pela mãe do Coelho; passaram-se alguns dias até que ela ficasse completamente comida. Quando chegou a vez da mãe do Sapo, esta fugira; o filho avisara-a antes. Assim, o Sapo e o Coelho romperam a sua amizade. Cheio de remorsos e fome regressava o coelho; desesperado, pensava na mãe que havia comida. Encontrou um Bambi no caminho que, de tanta fome, não teve forças para fugir ou reagir e assim carregou-o e matou-o. Lá ia agora mais animado e tentava esquecer o passado quando encontrou uma árvore toda cheia de frutas vermelhinhas. O Coelho não hesitou em pular para a árvore deixando o Bambi em baixo.

Enquanto comia os frutos, apareceu o Sapo, que carregou o Bambi. O Coelho tanto disse que aquele Bambi era dele, mas o Sapo não queria saber e argumentava: «se fosse teu, subias com ele, tal como fizeste com os teus pés». Com esta resposta, o Coelho ficou irritado e encaminhou o problema para o sobado.

O soba marcou para o dia seguinte a resolução do problema, enquanto mandava convocar todos os bichos da floresta para o dia seguinte, ia o Coelho a caminho do sobado para o julgamento. O Sapo, vindo de casa, ao ver o Coelho passar quis esconder-se, enfiou-se num buraco, com pressa que não encolheu a cauda; esta ficou de fora. O Coelho vendo isso, não poupou, agarrou a cauda e arrastou o Sapo até ao lugar do julgamento.

Já vários animais esperavam quando chegaram: o Coelho arrastava o Sapo pela cauda. Assim que os viu, o soba pediu ao Coelho que largasse o Sapo, o Coelho disse que a cauda era inteiramente sua pois, se a cauda fosse do Sapo, este deveria entrar com ela para o buraco. O Soba ordenou então que fosse cortada a cauda ao Sapo, que afinal era do Coelho. E todos animais concordaram, nem perderam mais tempo.

Hoje diz-se que os Sapos não têm caudas porque a perderam nesse julgamento.

Equipa Mwelo Weto: Recolha da tradição oral angolana. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: