MWELO WETO HOMENAGEIA ANTÓNIO FONSECA

A associação Mwelo Weto homenageou ontem, em Luanda, na Mediateca Zé Du, do Município do Cazenga, o docente, escritor, ensaísta, jornalista, economista e homem de cultura ANTÓNIO FONSECA.

DSC_0076

DSC_0104DSC_0061DSC_0004

DSC_0057DSC_0006DSC_0102DSC_0068DSC_0105

 

A Actividade decorreu no âmbito da realização mensal dos SARAUS POÉTICO-LITERÁRIOS facilitados pela mesma associação.
Com uma vasta gama de experiências no mundo das artes e cultura, ANTÓNIO FONSECA falou da sua posição enquanto defensor de IDENTIDADE CULTURAL AFRICANA/ANGOLANA.

O docente defende, entretanto, uma perspectiva de concepção de LITERATURA ANGOLANA. “A literatura é considerada angolana quando for feita nas etapas e limites que visam descrever, representar e promover a cultura e identidade cultural angolanas, não importando a origem de quem a faz (estrangeiro ou nacional)”, ressaltou. Fonseca disse ainda, que seria importante serem adoptadas políticas e métodos contundentes, que promovessem a valorização e ensino das línguas nacionais, como forma de salvaguarda da nossa identidade cultural africana/angolana; partindo das instâncias superiores.

ANTÓNIO FONSECA é, actualmente, Gestor do Memorial Dr. António Agostinho Neto e membro da Academia Angolana de Letras. Antes disto, exerceu cargos no INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco).
A mesa de presidium foi tutelada pela professora, investigadora e escritora DOMINGAS HENRIQUES MONTEIRO “Domingas Monte” que é Presidente Fundadora da Associação.

#Viva_Mwelo_Wetu viva a cultura e literatura nacionais!

Por: EURICO CARMONA (Afrika Sonjamba)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: