ESCRITORA ANA PAULA TAVARES HOMENAGEADA PELO MWELO WETO

A escritora Ana Paula Tavares foi homenageada pela Associação Mwelo Weto, hoje às 16 horas, em mais um Sarau Poético Literário, na Mediateca Zé Dú, no Cazenga.

Paula Tavares, como era tratada, nasceu em 1952, na Huíla; Poetisa da década de 80; desempenhando docência na diáspora, actualmente.
Entre o concretismo, simbolismo (duas escolas doutrinárias nascidas em França) e o erotismo, a poetisa fazia a sua poesia baseada, entretanto, nos modus vivendi angolanos (entendendo-os por ‘aspectos culturais africanos/angolanos’); fazendo, portanto, uma etnopoesia angolana.
“O sangue da buganvília”; “O gosto da semente”, “Ritos de passagem”, “O lago da lua”, “Dizes-me coisas amargas como os frutos”, são as suas obras.
A arte é funcional, na medida em que, nela, valoriza-se o conteúdo dos símbolos ou ícones culturais que, supostamente, contenham operações vitais e lógicas do homem; sendo assim, o animismo, é um factor implícito no fazer artístico-literário africano.

“Paula Tavares fazia arte com imagens, que trazia de rituais de iniciação feminina”, segundo Dazília Manuel; e Hélder Simbad explica que, “o concretismo é uma corrente, segundo a qual, uma imagem vale mais do que mil palavras”. O professor Simbad frisou ainda que, a poética de Paula Tavares é detentora de uma qualidade e que, a qualidade da literatura julga-se pelo estilo, que deve convencer o leitor.
“A poesia de Paula Tavares não é de fácil interpretação, por ser muito hermética”, rematou o professor. Sobre a continuidade da produção cultural, ficou claro que, noutros países, a produção artística/literária é financiada por instituições privadas, ao passo que em Angola, a produção literária é subvencionada pelo Estado, e que pouco faz para a mesma, de modo regular; mas selectivo.

Por: SÓ GRAÇA News
Áfrika Sonjamba

74791448_2663939260340058_2037927025213177856_n

One comment on “ESCRITORA ANA PAULA TAVARES HOMENAGEADA PELO MWELO WETO

  1. Valentim Butoto
    5 de Novembro de 2019 at 10:02 #

    Que bom termos o “Mwelo Weto” como espaço de manifestações culturais e onde se vão reconhecendo as obras dos artistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: